quarta-feira, 24 de agosto de 2011

"Escambo" de livros e ideias

Quem quiser participar do já tradicional “escambo” de livros na Estação das Letras, chegou a hora. Neste sábado, dia 27 de agosto, será realizada uma nova edição do encontro “Livros na mesa”. Durante o evento, que acontece desde 1996 e é gratuito, os participantes podem trocar livros entre si e debater temas ligados à literatura. Após as trocas, acontece o Encontro de Leitura com escritores, pesquisadores ou personalidades do mundo dos livros. Nesta edição, o tema em discussão será “Os caminhos da Literatura Infantil Contemporânea”. Essa mesa terá a participação das escritoras Rosane Villela, Vânia Salek e Yacy Saboya.

Serviço
Local: Estação das Letras – Rua Marquês de Abrantes, 177 – Flamengo, Rio
Quando: 27 de agosto 15h -Troca de livros
15h30h  às 17h – Encontro de leitura: Caminhos da Literatura Infantil Contemporânea com Vânia Salek, Rosane Villela e Yacy Saboya


=============================================================================================

Rimando poesia com filosofia 
Existe um ponto possível de encontro entre poesia e filosofia? Um olhar no retrovisor da história diz que sim. A criação poética e a filosofia sempre mantiveram uma relação real, embora em certos momentos, complexa. Exemplos disso foram: a negação da poesia pela filosofia platônica ou a exaltação do gênero literário por Nietzsche. Fato é que, em vários momentos, elas se afastaram, se encontraram e se inspiraram mutuamente. Para tratar ainda mais deste tema, a Estação das Letras realiza dois encontros com o professor de Filosofia Auterives Maciel Júnior. Ele fará conferências sobre o tema “Entrelaçamentos: Filosofia e Poesia”.


Serviço:
Local: Estação das Letras – Rua Marquês de Abrantes, 177 – Flamengo
Dias 1º e 29/09 – das 18h40 às 20h40

==========================================================================================

Ela é carioca!
Um passeio pela história da crônica, um gênero literário prá lá de simpático e interessante e que desperta muito interesse do público. É essa a proposta da oficina de leitura e produção textual que acontece na Estação das Letras a partir do dia 1º de setembro. O curso, sob o comando do professor e doutor em Letras Ricardo Oiticica, contará com a leitura de crônicas, estudo do gênero e criação de textos. A ideia é também, ao final das aulas, em novembro, criar um blog de crônicas.

Estação das Letras
21 - 3237 - 3947

Nenhum comentário: