terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mural

PALESTRAS MUSICADAS PRO-ARTE

O Baukurs Cultural e a Pro-Arte promovem, em parceria, um ciclo de palestras musicadas. Com a coordenação e curadoria de Carlos Alberto Figueiredo os seminários contarão com a participação de professores da Pro-Arte no desenvolvimento de temas musicais ilustrados com execuções ao vivo. O cronograma inclui Doriana Mendes – O canto na música contemporânea (17/08); Odette Ernest-Dias – A presença do flautista no repertório solo (21/09); Carlos Alberto Rodrigues – A Música de Câmara e a transformação dos instrumentos no Séc.XVIII (19/10); Luiz Otávio Braga – Música Popular Brasileira: a pop-larização inelutável ou a vingança da Jovem Guarda (23/11). As apresentações acontecem sempre as quarta-feiras, às 20 horas. São oferecidos 30 lugares. A entrada é franca, porém, é preciso reservar lugar antecipadamente pelo telefone (21) 2530-4847.

Mais informações http://www.baukurscultural.com.br/


-----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----  -----

ARTISTA PLASTICO FRANCÊS ZAVEN PARÈ ABRE TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES NO BAUKURS CULTURAL

O renomado pintor francês, gravurista e artista plástico Zaven Parè abre a temporada de exposições do segundo semestre do Baukurs Cultural, em Botafogo. Artista da galeria La Hune de 1993 a 2004 em Paris, ele expõe 88 xilogravuras de um novo bestiário, realizado no Japão em 2009 e 2010, de 16 de agosto a 22 de outubro.  Mestre em artes plásticas formado pela Universidade de Paris VIII e aluno da Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, Zaven Parè, mostra sua técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz para reprodução de imagens gravadas sobre papel. As obras são em preto e branco com assinatura carimbada em vermelho sobre papel tibetano de um formato de 10 x 10 cm. Trata-se de um processo muito parecido com um carimbo. 
Zaven Parè explica que a técnica traz entalhes feitos com instrumentos cortantes na madeira. O destaque da imagem se dá com a utilização de um rolo de borracha embebida em tinta, que toca apenas as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou tecido especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. 
De origem chinesa, a xilogravura vem sendo objeto de trabalho por parte do artista plástico há anos. Zavén Parè mostra traços bem definidos de suas imagens. Mesmo com a invenção da fotografia a técnica da gravura, segundo ele, sobreviveu nas artes plásticas e no artesanato. No Brasil, a xilogravura remete mantém traços medievais e, muitas vezes busca inspiração na literatura de cordel. 
O Baukurs Cultural está instalado na Rua Goethe, 15, um recanto do bairro de Botafogo. A charmosa e acolhedora casa dispõe de ambientes amplos, iluminados e climatizados. Sua estrutura abriga salão com confortáveis poltronas que proporcionam observar obras de arte, mosaicos e bate-papo entre seus freqüentadores. Há também uma biblioteca com clássicos da literatura alemã, cafeteria, galeria de exposições, ateliês e duas salas com capacidade para 25 pessoas para aulas de alemão, além de um auditório com capacidade para 35 pessoas (equipado com isolamento acústico, computador, projetor de vídeo e sistema de som home theater), e ainda áreas de convivência.

Exposição: XILOGRAVURAS POR ZAVEN PARÈ
Local: Baukurs Cultural Endereço: Rua Goethe, 15 – Botafogo, Rio
Telefones: (21) 2530-4847 / 2246-6242
Abertura: dia 16 de agosto (terça-feira), às 13h
Visitação: de 16 de agosto a 22 de outubro de 2011
Horário: de segunda a sábado, das 13h às 19h
Classificação: Livre
Entrada franca



Nenhum comentário: