quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Estação pensamento e arte


 O "Estação Pensamento e Arte" é um novo projeto que inclui ciclos de palestras, seminários, exposições, debates sobre cinemas, etc, tudo gratuito. A sede do projeto é a Biblioteca Popular de Botafogo (Rua Farani, 53, Botafogo, Rio, telefone 21 - 3235-3799), com a parceria da Estação das Letras.

 

Confira a programação: 


 

11/10 – A história do disco no Brasil

Ruy Castro – Jornalista e escritor, autor de biografias, romance, novelas. Recebeu os Prêmios Jabuti (quatro vezes), Nestlé de Literatura Brasileira e Esso de Literatura. Seus livros estão traduzidos em vários países. De sua obra, destacam-se O Anjo Pornográfico (sobre Nelson Rodrigues), Estrela Solitária (Garrincha), Carmen (Carmen Miranda), Chega de Saudade (sobre a Bossa nova) e Ela é Carioca (sobre o bairro de Ipanema, no Rio).

18/10 – Organizando a batucada – os músicos que fizeram a MPB


Henrique Cazes – Multinstrumentista de cordas e pesquisador, estreou profissionalmente em 1976 tocando no Conjunto Coisas Nossas e em 1980 passou a integrar a Camerata Carioca. Aos poucos, passou a atuar também como arranjador, produtor, radialista e escritor. Em 1998 publicou o livro Choro, do Quintal ao Municipal, em que resume a história de 150 anos de Choro. É autor ainda de Suíte Gargalhadas e Monarco, voz e memória do samba.

Datas: 04, 11 e 18/10 – das 18h às 20h
Inscrições: 60 vagas

CURSO

Leitura da imagem narrativa nos livros para crianças e jovens

Com o objetivo de possibilitar uma iniciação à estética, história e técnicas da arte da ilustração, o curso se destina não só aos alunos de arte e comunicação, mas principalmente aos professores, bibliotecários, editores e interessados no estudo da sintaxe da imagem narrativa de modo geral.

Rui de Oliveira – Ilustrador, artista gráfico, diretor de cinema de animação, artista plástico. Já ilustrou mais de 100 livros e projetou mais de 400 capas para as principais editoras brasileiras de livros infantis e juvenis. Obteve 18 prêmios como ilustrador no Brasil e no exterior, com destaque para o prêmio Lista de Honra do International Board on Books for Young People, da Suíça.

Datas: 10, 17, 24 e 31/10 – das 18 às 20h
Inscrições: 40 vagas

OFICINAS

Quadrinhos: sua história, sua prática
Breve história das Histórias em Quadrinhos, suas possíveis origens, os tipos de quadrinhos, o mercado. Noções básicas de como produzir uma HQ – roteiro, criação de personagens, ferramentas.

Cisko Diz – Ilustrador, storyboarder e quadrinista. No momento trabalha em uma webcomic de sua autoria chamada “Os Filhos de Jorge”. Atua também em cinema e TV, onde, além de comerciais, fez storyboard para a primeira temporada de Mandrake (HBO e Conspiração Filmes). No cinema, fez storyboard para o filme Parada 174, de Bruno Barreto.

Datas: 06, 13 e 21/10 – das 18 às 20h
Inscrições: 20 vagas

E-mail marketing: construindo e divulgando sua newsletter
A oficina ensina como fazer seus próprios informativos, boletins e
outras formas de comunicação via email, de forma profissional, unindo design adequado e conteúdo de boa qualidade.

Paula Cajaty – Escritora, poeta e advogada, formada em Publishing Management (FGV). Produz há 4 anos o ‘boletim Leituras’ para mais de 4 mil leitores e ‘boletim Leiturinhas’ para mais de 200 leitores. Presta consultoria em marketing editorial e produção editorial e literária para autores e editoras. É conselheira editorial do selo Jaguatirica Digital e
colaboradora do Jornal Rascunho. Administra seu site e de outros escritores.

Valéria Martins – Jornalista com mais de 20 anos de experiência em imprensa escrita. Migrou para o mercado editorial em 2004, trabalhou no Grupo Editorial Record e na Editora Campus/Elsevier. Desde 2008, está à frente de Shahid Produções Culturais. É autora dos livros Mr. Page e os sonhos, Encontros com Deus – 21 personalidades narram sua busca espiritual, Poesia numa hora destas? e Eclipse de lua – Um dossiê sobre a menopausa.

Datas: 07, 14, 21 e 28/10 – das 15h30 às 17h30
Inscrições: 20 vagas

 ESPAÇO BRINCAR – atividades infantis

Caldeirão de histórias com Fátima Café

Apresentação do conto popular “O Macaco e a Velha”, com diferentes recursos cênicos que têm como objetivo evidenciar o contexto simbólico da história, de forma lúdica e atraente.

Fátima Café – Diretora teatral e contadora de histórias. Ministra oficinas, palestras e cursos de extensão em diversas instituições sobre teatro, contação de histórias e leitura. Como diretora teatral, já encenou mais de 15 espetáculos. Participou de diversos festivais, seminários e mostras de teatro e contação de histórias. Recebeu o Prêmio FUNDACEN pela realização do espetáculo “Tarô-Bequê” de Márcio Souza.

Data: 01/10 – das 11 às 12h
Distribuição de senhas 1 hora antes. 60 lugares

Contação de histórias com Gabriel Sant’Anna

ÁFRICAS – Serão apresentados contos africanos, selecionados dos livros Histórias Africanas para contar e recontar, Contos populares do Brasil e Erinlé, o caçador.

Gabriel Sant’Anna – Ator, graduado em História da Arte, educador do CCBB, tem três livros publicados e três peças teatrais encenadas. Participa de importantes eventos ligados ao universo da contação de histórias, da literatura e das artes, como Ciranda de Histórias, Paixão de Ler, D. João VI no Rio, Simpósio Internacional de Contadores de História, Bienal do Livro do Rio, Caravana Petrobras da Cultura.

Data: 22/10 – das 11 às 12h
Distribuição de senhas uma hora antes. 60 lugares

LEITURAS IMPERDÍVEIS

 O conto como gênero: A Cidade ilhada e outras leituras, por Milton Hatoum

Milton Hatoum – Escritor, arquiteto, trabalhou como jornalista cultural e professor de literatura. Autor de romances, contos, poesia, ensaios. Tem quatro romances premiados e sua obra traduzida em dez línguas e publicada em catorze países. Seus principais livros são: Relato de um certo Oriente, Dois irmãos, Cinzas do Norte. Vencedor do Jabuti, Prêmio Portugal Telecom e Impac-Dublin.

Dia 20/10 – das 18 às 20h
Distribuição de senhas 1 hora antes. 60 lugares

PLANO-SEQUÊNCIA – filmes comentados

 Filme: Woyzeck, de Werner Herzog, 1979 – comentários: Walter Carvalho
Sinopse: Woyzeck conta a história desafortunada de um soldado vitimado pela loucura e pela miséria, e tem por base a obra mais fascinante, misteriosa e aclamada do alemão Georg Büchner. Klaus Kinski vive o soldado (Woyzeck) que é humilhado pelo chefe no quartel, traído pela esposa e submetido a uma experiência científica bizarra. Prêmio de melhor atriz coadjuvante em Cannes para Eva Mattes. 82 minutos.

Walter Carvalho – Premiado diretor de fotografia, trabalhou com grandes nomes do cinema nacional, como Glauber Rocha e Walter Salles. Entre os mais de 40 prêmios recebidos, destacam-se o CameraImage, na Polônia, por Central do Brasil, a Câmera de Prata por Terra estrangeira e duas Câmeras de Ouro, por Central do Brasil e Lavoura arcaica. Na televisão, dirigiu alguns episódios da série Carandiru – outras histórias (2005), para a Rede Globo.

Rodrigo Fonseca (curador) – Jornalista e produtor editorial, crítico de cinema do jornal O Globo. É autor de Meu compadre cinema – Sonhos, saudades e cinema de Nelson Pereira dos Santos e coautor (com Cacá Diegues e Luiz Carlos Merten) de Cinco mais cinco – Os melhores filmes brasileiros em público e crítica. É professor na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e editor do blog Cinema Curto.

Data: 22/10 - das 15 às 17h
Distribuição de senhas 1 hora antes. 60 lugares

CONCERTO DE PRIMAVERA

 Duo Santoro

Virtuoses do violoncelo, os gêmeos Paulo e Ricardo Santoro fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira há 25 anos e participam também da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Já se apresentaram como solistas à frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, em recitais que incluem um leque eclético de estilos que vai do erudito ao popular, passando pelo clássico, romântico e moderno. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, na sua maioria, pelo próprio Duo.

Dia 28/10 – das 19h às 20h
Distribuição de senhas 1 hora antes. 60 lugares.

Nenhum comentário: