segunda-feira, 2 de julho de 2012

Duo Par lança o CD “2”, dia 04/07, no Centro de Referência da Música Carioca

Casados na vida real, dupla reúne em CD canções autorais que falam das delícias e dificuldades de se viver junto nos dias de hoje

Gustavo Sant’Anna e Nanda Marinho conheceram-se na Tijuca, ainda crianças, no início dos anos 90, no Colégio de Aplicação da UERJ. Já havia um clima de paquera entre os dois, mas foram precisos 15 anos e o surgimento das redes sociais para que eles se reencontrassem pela internet. O reencontro deu frutos matrimoniais e musicais, e hoje eles formam o Duo Par, que lança o CD, “2”, no dia 04 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca.

Duo Par


Em formato intimista e arranjos que usam apenas violões, guitarra e vocais, Gustavo Sant’Anna e Nanda Marinho apresentarão, juntamente com sua banda, um repertório de canções autorais; crônicas do cotidiano, que tratam com delicadeza as relações humanas e amorosas. O CD, gravado no Rio de Janeiro por Wagner Ricciardi e masterizado em Nova York por Alan Silverman – responsável também por discos de Norah Jones e James Taylor -, começou de forma despretensiosa. Em duas semanas, seis das dez faixas ganharam forma e, curiosamente, todas abordavam aspectos do relacionamento.

“As músicas falam da falta de tempo, da pressa, da ansiedade e de toda essa loucura da vida moderna, que faz com que abandonemos os prazeres mais sutis da relação, o olhar mais atento para o outro, a arte de seduzir e de ser seduzido. Por outro lado, o CD também fala sobre o prazer de se apaixonar, a delícia de se fazer as pazes e a capacidade do amor de se reinventar”, diz Nanda, que hoje divide seu tempo entre o canto, os ensaios e a odontologia.
        
A produção artística da capa do CD “2” é o que se pode chamar de “colaborativa”. A arte foi composta a partir de um concurso no Facebook, no qual os seguidores da fanpage da dupla enviaram para a designer, Carol Fajardo, fotos que remetiam a relacionamento. Também nasceu na web a música “Ansiedade”, que abre o CD. A prima de Nanda, Laís Bouhid, postou um poema na rede social que foi musicado por Gustavo.

Há mais de 10 anos na estrada, apenas em 2010 o compositor do Duo Par lançou seu primeiro cd autoral, “Sonho de um Vagabundo”. “Na verdade, nunca tive pressa”, acrescenta Gustavo, que em 2005 apresentou-se no “Ano do Brasil na França” e fez diversos shows na Europa. Em 2009, ele teve sua primeira canção registrada em disco por outro intérprete: “Novo Velho Amor, parceria com Vicente Barreto, foi gravada por Vânia Abreu. Em 2010, foi finalista do festival de marchinhas da Fundição Progresso. Parceiro de nomes consagrados da nossa música, como o violonista paraense Sebastião Tapajós, e de talentos de sua própria geração, como o compositor paulistano Rafa Barreto, Gustavo mantém um blog em que escreve ensaios sobre o universo da canção. Recentemente seu programa “A Canção no Microscópio” foi veiculado pela Batuta, rádio do Instituto Moreira Salles.

O último projeto colaborativo do Duo Par foi o clipe da faixa “Amizade”, gravado na Praça São Salvador, em Laranjeiras, num mutirão entre amigos, profissionais de cinema, atores e músicos, numa espécie de “economia solidária da canção”. No dia 20 julho, “Dia Internacional do Amigo”, o casal lançará na internet o videoclipe de “Amizade”, com forte divulgação nas redes sociais.



SERVIÇO:
04/07 - Duo Par lança CD “2”
Horário: 19h30
Centro de Referência da Música Carioca - Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Informações: 3238-3831
Ingressos: R$1,00

Nenhum comentário: