terça-feira, 31 de julho de 2012

Jorge Amado: intérprete do Brasil


A obra de Jorge Amado será tema de uma série de três encontros na Biblioteca Popular de Botafogo, dentro do projeto Estação Pensamento e Arte. No dia 1º de agosto, Lilia Schwarcz fala sobre a influência do escritor não só na literatura, mas em vários segmentos da cultura brasileira. O evento, que terá ainda mesa com Muniz Sodré (dia 6 deagosto) e José Carlos Avellar (dia 15 de agosto), faz parte das comemorações do centenário de Jorge Amado.

Lilia Schwarcz - crédito Ivson
Biblioteca Popular de Botafogo - Rua Farani, 53, Botafogo, Rio – 3235-3799. Dias 1º, 6 e 15 deagosto, respectivamente. Às 19h30. Grátis

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Prometheus


por Maurício Limeira

http://pt.shvoong.com/writers/mauriciolimeira/
http://filmantes.blogspot.com
http://oadversario.blogspot.com

A descoberta de semelhantes inscrições arqueológicas em diferentes pontos do planeta, apontando uma origem comum - e extraterrestre - da raça humana, levou a poderosa corporação Weyland a enviar para o espaço a nave de pesquisa Prometheus. Só que o esperado encontro com o "Criador" trará resultados bem diferentes dos esperados pelos humanos, podendo significar o fim da vida na Terra.

Retomando elementos de um de seus filmes mais famosos, "Alien - O Oitavo Passageiro", o diretor Ridley Scott (de "Blade Runner" e "Gladiador") resolveu contar a origem dos monstros alienígenas numa ambiciosa - para os padrões atuais - história de ficção científica.
continue lendo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

"Semana de Cinema e Mercado" começa na próxima segunda

AIC promove semana de palestras abertas e gratuitas com profissionais de ponta do mercado cinematográfico

Além disso, blogueiros e administradores de sites especializados fecham a semana com palestra sobre esta nova linguagem

De 30 de julho a 4 de agosto, a AIC - Academia Internacional de Cinema - promove a primeira edição da Semana de Cinema e Mercado, que acontece no estúdio da Academia.

Durante uma semana intensa de palestras gratuitas e abertas ao público, profissionais de ponta em diferentes posições do mercado vão colocar em discussão o universo cinematográfico. 

Para o encerramento do evento, no dia 4 de agosto, haverá uma palestra especial com três dos mais importantes blogueiros e administradores de sites especializados na área de cultura, que irão discutir sobre a importância deste novo canal de comunicação na palestra “Blogueiros como Críticos e Difusores e Cinema: Uma Nova Linguagem”.

Veja abaixo mais sobre os palestrantes e os temas que serão abordados:

- MINI KERTI discute os processos e os diferentes tipos de linguagem na Direção de Publicidade e Paralelos.

- DANIELA PFEIFFER e LAURA FAZOLI exploram As Oportunidades Do Produtor Independente: Nova Lei, Coproduções Internacionais e TV Digital. Por cinco anos, Daniela trabalhou no acompanhamento de projetos da ANCINE e gerenciou durante dois anos a área de mídias digitais da distribuidora Elo Company. Laura coordenou diversas mostras e festivais, entre elas, a “Mostra Internacional de Cinema de São Paulo” e o festival “É Tudo Verdade”. Atua no mercado de mídias tradicionais integrando a equipe da ELO Company e é diretora da Minhavó Produções, que atualmente finaliza o documentário “Reciclando o Olhar – O Arquiteto do Papelão”.

ANDRÉ STURM ministra a palestra sobre Mercado Internacional (Co-Produções, Festivais e Mercados). Atualmente é Diretor Executivo do MIS (Museu da Imagem e do Som - São Paulo) e presidente do programa Cinema do Brasil. Foi Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (Secretaria de Estado da Cultura – São Paulo, de 2007 a 2011) e presidente do SICESP (Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo ), além de exercer em paralelo as funções de distribuidor, cineasta e produtor. Participou de diversos cineclubes. Foi diretor de varias associações de cineastas. Criou a Pandora Filmes, distribuidora de destaque na área dos filmes independentes. Foi programador e responsável pelo Cine Belas Artes em São Paulo. Em 2002, dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Sonhos Tropicais, que deu a Carolina Kasting o prêmio de melhor atriz no Festival de Recife, e em 2008 dirigiu Bodas de Papel.

CLÁUDIO AVINO e CARLOS PAES apresentam o tema O Som do Cinema: Da Captação a Master.  Há mais de 15 anos no mercado de áudio, Cláudio é o gerente responsável pelos estúdios de som da Cinecolor Digital. Carlos, formado pela SAE – Londres, atua como engenheiro de áudio, na mixagem de longas-metragens e séries para TV nos estúdios da Cinecolor Digital.

REGINALDO VELOSO analisa A Evolução do Cinema Digital. Coordenador na área de Master Digital, opera nas áreas de edição, editoração, composição e transfer óptico há 9 anos, utilizando softwares como “ Adobe”, “Cinema 4D”e 3D Max.

LÚCIO KODATO fala sobre Câmeras: Inovações e as Atualizações do Mercado Nacional, de acordo com as necessidades, finalidades e disponibilidades financeiras, além de apresentar o que há de mais novo no mercado. Com uma carreira de mais de 40 anos, Lúcio já atuou ao lado do famoso diretor francês de fotografia Philippe Rousselot e recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Fotografia no Festival do Rio, por seu trabalho “Maré”, dirigido por Lúcia Murat. Além do cinema, fotografou filmes publicitários e videoclipes premiados. Além dos projetos pessoais e do trabalho, também dividirá seu tempo com a AIC, coordenando o curso de Direção de Fotografia Avançado.

JULIANO VASCONCELLOS, THIAGO BORBOLLA E DANIEL LOPES compõem a mesa que apresentará o tema Blogueiros como Críticos e Difusores e Cinema: Uma Nova Linguagem. Juliano, mais conhecido por Jotacê, é arquiteto e professor universitário e desde 2008 é responsável pelo site Blog do Jotacê, principal veículo de comunicação voltado para colecionadores de itens da cultura pop no Brasil. Thiago, o Borbs que já foi VJ e repórter na MTV, lidera a equipe do site Judão, no ar desde julho de 2000. Especializados em cinema, quadrinhos, games, televisão, música e comportamento, o site publica resenhas, entrevistas, artigos, colunas, liveblogs, promoções e vídeos, utilizando linguagem leve e bem humorada. Daniel, graduado em Ciências Econômicas pela Unesp, estudou a fundo o mercado editorial de quadrinhos e de distribuição de filmes e hoje é  apresentador e editor do site Pipoca e Nanquim, no qual discorre sobre seus temas favoritos. Co-autor do livro Quadrinhos no Cinema (2011, Ed. Generale), atualmente é um dos editores da DC Comics no Brasil. 

PROGRAMAÇÃO 

30.07 – SEGUNDA-FEIRATEMA: “Direção de Publicidade e Paralelos”
Palestrante: Mini KertiHorário: 19h30 às 21h30
31.07 – TERÇA-FEIRATEMA: “As Oportunidades do Produtor Independente: Nova Lei, Coproduções Internacionais e TV Digital”Palestrante: Daniela Pfeiffer e Laura FazoliHorário: 19h30 às 21h30

01.08 – QUARTA-FEIRA
TEMA: “Mercado Internacional (Co-Produções, Festivais e Mercados)”Palestrante: André SturmHorário: 19h30 às 21h30

02.08 – QUINTA-FEIRA
Parte 1
TEMA: “O Som do Cinema: Da Captação a Master”Palestrante: Claudio Avino e Carlos Paes
Parte 2 TEMA: “A Evolução do Cinema Digital”Palestrante: Reginaldo VelosoHorário: 19h30 às 21h30
03.08 – SEXTA-FEIRA
TEMA: “Câmeras: Inovações e as Atualizações do Mercado Nacional”Palestrante: Lúcio KodatoHorário: 19h30 às 21h30

04.08  –  SÁBADO
TEMA: “Blogueiros como Críticos e Difusores de Cinema: Uma Nova Linguagem”Palestrantes: Juliano Vasconcellos, Tiago Borbolla e Daniel LopesHorário: 14h

SERVIÇO:
SEMANA DE CINEMA E MERCADODE 30 DE JULHO A 04 DE AGOSTOEstúdio da AICDas 19h30 às 21h30 AIC - Academia Internacional de CinemaRua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SPTel. 11 3826-7883 - Próximo ao metrô Marechal Deodorowww.aicinema.com.br

Sobre a AIC - A Academia Internacional de Cinema é hoje uma das mais conceituadas escolas de cinema do país, reconhecida pelo mercado por sua excelência demonstrada em mais de 1500 filmes produzidos por seus alunos, em seus sete anos de atividades. Com programas diferenciados e inovadores, unimos sólida base teórica à intensa atividade prática para formar profissionais criativos e preparados para atuar em todos os campos e níveis da produção. Nosso corpo docente é formado por professores experientes e cineastas com trajetórias de destaque no mercado nacional e internacional.

Além de uma grade composta por mais por 30 cursos livres, que cobrem todo o processo de produção audiovisual, da idéia à distribuição de filmes, desenvolvemos na AIC um curso de formação profissional que não encontra paralelo no Brasil, o Filmworks – curso técnico em Direção Cinematográfica, reconhecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e cujo diploma possibilita a aquisição do registro profissional DRT.

Estabelecemos parcerias com importantes empresas e instituições da área audiovisual, proporcionando oportunidades e visibilidade aos trabalhos dos nossos alunos através de oportunidades de treinamento em algumas das maiores produtoras do país, mostras, festivais, canais de distribuição e participação ativa na comunidade nacional e internacional de cinema.

Todos os anos, a AIC realiza diversas exibições e palestras abertas ao público, bem como aulas especiais com reconhecidos cineastas nacionais e internacionais, dando continuidade a uma série de discussões sobre o cinema contemporâneo, sobre o fazer cinema.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Propaganda e submundo em Canalha no fio da navalha

"Ele supera suas origens humildes e é chamado de o Rei Midas da publicidade. Tudo em que toca vira dinheiro.
Usando seus artifícios, segue uma vertiginosa carreira. Passa por grandes agências e torna-se presidente de uma. Seu nome entra nas investigações sobre o assassinato de uma provocante modelo... mas nada parece detê-lo... nem seus inimigos, que destrói um a um.
A cada instante, armadilhas preparadas para ele e por ele arquitetadas vão determinando seus passos, ora pela publicidade, ora por estranhos caminhos.
Canalha no fio da navalha é o livro que estava faltando para contar uma história passada nos bastidores da propaganda, onde nem tudo é o que parece. E também no submundo noturno paulistano, com suas mulheres, sua corrupção e sua violência."

O escritor José Angelo Potiens lança Canalha no fio da navalha na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ele autografa seu novo livro dia 16 de agosto, das 19h às 21h, no estande da All Print Editora no Pavilhão de Exposições Anhembi. A obra conta a história de um publicitário que, após atingir o topo da carreira, mergulha no submundo noturno paulistano, com suas mulheres, sua corrupção e sua violência. Com vários prêmios em sua carreira, José Angelo Potiens lançou O Evangelho de Marte em 2011, pela mesma editora.



Preço de capa: R$ 20,00
Disponível em www.allprinteditora.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Hora de marcar na agenda

Sábado, dia 28, tem "Livros na Mesa" na Estação das Letras.

A tradicional troca de livros, sempre no último sábado de cada mês, é acompanhada de um encontro de leitura. Desta vez, será sobre a pesquisa histórica na criação de livros para crianças, com Luciana Sandroni.

A entrada é franca, a partir de 15h30.

A Estação das Letras fica na Marquês de Abrantes, 177, Flamengo, Rio de Janeiro.


Informações: 21 3237-3947.

sábado, 14 de julho de 2012

Tempos Sentidos

    Houve tempos em que, com os sentimentos, 
    De tão considerados e encarnados no cotidiano humano,  
    Justificavam-se até mesmo as mortes matadas e as morridas.
   
    Tempos em que as fraquezas
    Se definiam pela ignorância e desleixo aos próprios sentimentos,
    E as forças, méritos da vivência e da guerra pelos seus mais supérfluos sentimentos.
   
    Hoje é tempo em que, os sentimentos em si,
    Fagulhas primitivas da nossa natureza, quando muito, aprisionados no blar,
    São a constatação, irrevogável, da fraqueza [própria] que, se considerados,
    São rifados a preço de desdenhosas gargalhadas.


Rafael Castellar das Neves
http://descemaisuma.blogspot.com.br/

quinta-feira, 12 de julho de 2012

A palavra de Carola Saavedra

Com uma das escritas mais marcantes do atual panorama literário brasileiro, Carola Saavedra lê trechos do seu premiado romance “Paisagem com dromedário” como convidada do projeto “Leituras Imperdíveis” na Biblioteca de Botafogo. Carola acaba de ser eleita pela revista literária inglesa “Granta” para integrar o grupo dos 20 melhores escritores jovens brasileiros. O anúncio, cercado de expectativa, foi feito durante adécima edição da Flip.
  
O livro Paisagem com dromedário ganhou o Prêmio Rachel de Queiroz e foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura e Jabuti. A obra narra a vida íntima de uma mulher em uma ilha, a partir da descrição de sons como do vento e dos murmúrios da personagem.

Biblioteca de Botafogo. Rua Farani, 53, Rio de Janeiro. Tel: 21 3235 3799. Quinta (19/07), 19h. Grátis

Carola Saavedra - crédito Andrea Marques

quarta-feira, 11 de julho de 2012

CURSOS E SIMPÓSIOS NA FECILCAM – CAMPO MOURÃO (PR)

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM) sediará nos dias 22, 23 e 24 de agosto o Primeiro Encontro de Diálogos Literários, evento organizado pelo Grupo de Pesquisa em Diálogos Literários, vinculado ao Departamento de Letras da Faculdade, cuja proposta é estudar a relação da Literatura com outras esferas de conhecimento.

O evento contará com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e estudiosos de universidades brasileiras e estrangeiras e pretende, nos três dias do encontro, fomentar a discussão das relações literárias.

Entre os participantes, o Mestre em História e crítico literário Vicentônio Silva apresentará, na quinta-feira, 23 de agosto, das 13h30 às 17h30, o mini-curso “Literatura e História (História ou Literatura?): uma apresentação”, tendo como base capítulo de livro coletivo (no prelo) que trata introdutoriamente das relações entre Literatura e História.

Na sexta-feira, 24 de agosto, das 13h30 às 17h30, juntamente com o Prof. Dr. Fábio André Hahn, o crítico literário coordenará o simpósio “Literatura e História em diálogo: tendências e possibilidades”.

As inscrições tanto para o mini-curso quanto para o simpósio já estão abertas.

Os interessados no Simpósio “Literatura e História em diálogo: tendências e possibilidades” podem obter mais informações e se inscrever clicando aqui: http://www.fecilcam.br/dialogosliterarios/index.php?id=literatura-e-historia-em-dialogo

Os interessados no mini-curso “Literatura e História (História ou Literatura?): uma apresentação” podem obter mais informações e se inscrever clicando aqui: http://www.fecilcam.br/dialogosliterarios/index.php?id=literatura-e-historia

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Following



Candidato a escritor, Bill vai buscar inspiração para seus personagens seguindo desconhecidos pelas ruas de Londres, aleatoriamente, a fim de conhecer um pouco de suas vidas.

Acaba conhecendo outro sujeito, cujo hobby vai além de seguir pessoas. Agora, os dois passam a invadir apartamentos e, na ausência dos proprietários, furtam pequenos objetos pessoais.

Mas nada é tão simples como Bill imagina.

FOLLOWING é o primeiro filme de Christopher Nolan, que depois realizaria "Amnésia" e a trilogia "Batman - O Cavaleiro das Trevas". Numa trama menos explosiva e mais instigante, o cineasta criou uma ambientação típica dos filmes noir, com bela fotografia em preto e branco e personagens misteriosos.

Eu assisti, e comentei aqui:

http://pt.shvoong.com/entertainment/movies/2298090-following/


Maurício Limeira

http://pt.shvoong.com/writers/mauriciolimeira/
http://filmantes.blogspot.com
http://oadversario.blogspot.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

Para a garotada

No próximo sábado, 7, a partir das 15h, a garotada tem encontro marcado com a escritora Ana Cristina Melo na Estação das Letras na programação especial do primeiro sábado do mês para elas.

Regado a troquinha de livros e brincadeiras, o papo vai ser sobre os livros Uma Turma para Dora e O Banho de Nina.













A entrada é grátis.

Rua Marquês de Abrantes, 177
Flamengo, Rio de Janeiro
tel.: 21 -3237-3947

A escritora Cristina Melo - divulgação


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Duo Par lança o CD “2”, dia 04/07, no Centro de Referência da Música Carioca

Casados na vida real, dupla reúne em CD canções autorais que falam das delícias e dificuldades de se viver junto nos dias de hoje

Gustavo Sant’Anna e Nanda Marinho conheceram-se na Tijuca, ainda crianças, no início dos anos 90, no Colégio de Aplicação da UERJ. Já havia um clima de paquera entre os dois, mas foram precisos 15 anos e o surgimento das redes sociais para que eles se reencontrassem pela internet. O reencontro deu frutos matrimoniais e musicais, e hoje eles formam o Duo Par, que lança o CD, “2”, no dia 04 de julho, quarta-feira, às 19h30, no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca.

Duo Par


Em formato intimista e arranjos que usam apenas violões, guitarra e vocais, Gustavo Sant’Anna e Nanda Marinho apresentarão, juntamente com sua banda, um repertório de canções autorais; crônicas do cotidiano, que tratam com delicadeza as relações humanas e amorosas. O CD, gravado no Rio de Janeiro por Wagner Ricciardi e masterizado em Nova York por Alan Silverman – responsável também por discos de Norah Jones e James Taylor -, começou de forma despretensiosa. Em duas semanas, seis das dez faixas ganharam forma e, curiosamente, todas abordavam aspectos do relacionamento.

“As músicas falam da falta de tempo, da pressa, da ansiedade e de toda essa loucura da vida moderna, que faz com que abandonemos os prazeres mais sutis da relação, o olhar mais atento para o outro, a arte de seduzir e de ser seduzido. Por outro lado, o CD também fala sobre o prazer de se apaixonar, a delícia de se fazer as pazes e a capacidade do amor de se reinventar”, diz Nanda, que hoje divide seu tempo entre o canto, os ensaios e a odontologia.
        
A produção artística da capa do CD “2” é o que se pode chamar de “colaborativa”. A arte foi composta a partir de um concurso no Facebook, no qual os seguidores da fanpage da dupla enviaram para a designer, Carol Fajardo, fotos que remetiam a relacionamento. Também nasceu na web a música “Ansiedade”, que abre o CD. A prima de Nanda, Laís Bouhid, postou um poema na rede social que foi musicado por Gustavo.

Há mais de 10 anos na estrada, apenas em 2010 o compositor do Duo Par lançou seu primeiro cd autoral, “Sonho de um Vagabundo”. “Na verdade, nunca tive pressa”, acrescenta Gustavo, que em 2005 apresentou-se no “Ano do Brasil na França” e fez diversos shows na Europa. Em 2009, ele teve sua primeira canção registrada em disco por outro intérprete: “Novo Velho Amor, parceria com Vicente Barreto, foi gravada por Vânia Abreu. Em 2010, foi finalista do festival de marchinhas da Fundição Progresso. Parceiro de nomes consagrados da nossa música, como o violonista paraense Sebastião Tapajós, e de talentos de sua própria geração, como o compositor paulistano Rafa Barreto, Gustavo mantém um blog em que escreve ensaios sobre o universo da canção. Recentemente seu programa “A Canção no Microscópio” foi veiculado pela Batuta, rádio do Instituto Moreira Salles.

O último projeto colaborativo do Duo Par foi o clipe da faixa “Amizade”, gravado na Praça São Salvador, em Laranjeiras, num mutirão entre amigos, profissionais de cinema, atores e músicos, numa espécie de “economia solidária da canção”. No dia 20 julho, “Dia Internacional do Amigo”, o casal lançará na internet o videoclipe de “Amizade”, com forte divulgação nas redes sociais.



SERVIÇO:
04/07 - Duo Par lança CD “2”
Horário: 19h30
Centro de Referência da Música Carioca - Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Informações: 3238-3831
Ingressos: R$1,00