quinta-feira, 19 de setembro de 2013

“A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”

Sérgio Ferraz
O violinista pernambucano Sérgio Ferraz, um dos grandes destaques na execução do violino na música popular, em especial a nordestina e o movimento armorial, é conhecido por integrar o conceituado Quarteto Romançal desde os anos 90, ao lado de Antonio Madureira - compositor e fundador do lendário Quinteto Armorial na década de 70 – , com quem gravou, em 2010, o “Segundo Romançário”, um duo de violino e violão. Destaque no Brasil na arte do violino elétrico e na sua inclusão no jazz e na música de vanguarda – o músico integra ainda o grupo pernambucano de música instrumental Sonóris Fábrica e bebe na fonte do violino de Frances Jean Luc Ponty do inicio dos anos 70 – o violinista vai lançar na FNAC Paulista, próximo dia 20 de setembro, às 19h, em show gratuito, seu segundo disco solo, “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, um disco conceitual no melhor estilo setentista,  inspirado no livro sagrado dos Hindus, o Bhagavad-Gîtâ.O CD, gravado em Recife e com arte assinada por Gustavo Burkhardt, é fruto dos estudos do violinista sobre a síntese de sons eletrônicos, que resultou na música Eletroacústica e Eletrônica erudita, e na Música Concreta, pesquisas essas iniciadas no início dos anos 50 pelo compositor Alemão K. Stockhausen e o francês Pierre Shaffer. O livro que inspirou o violinista, Bhagavad-Gîtâ, é um episódio de uma grande e antiga epopéia hindu, intitulada Mahâbhârata. O livro traz um interessante diálogo entre Krishna e o guerreiro Arjuna, que se vê na eminente e dura tarefa de travar uma batalha, de significado esotérico, no interior de cada Homem, entre o “Bem” e o “Mal”, levando-o ao caminho da superação de si mesmo. O guerreiro horrorizado com a terrível batalha a travar, pede conselho a Krishna, que lhe responde com um notável discurso filosófico, fazendo-o reconhecer a necessidade dessa luta.
É a partir desse enredo que nascem as músicas do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, todas compostas e arranjadas por Sérgio Ferraz, com a participação do percussionista Jerimum de Olinda e do baixista Gustavo Ferraz, filho do violinista, que também assina o piano na faixa “Deus dos Ventos”. 

Serviço: 20/09 – Show de lançamento do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, do violinista pernambucano Sérgio Ferraz
Horário: 19h
Endereço: Av. Paulista, 901, Bela Vista, São Paulo
Telefone: (11) 2123-2000
Entrada gratuita

Nenhum comentário: